domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma grande atriz conta história de uma grande transexual: quem diria!!!

Baseado numa obra literária que conta a história de um pintor, que vira pintora, o filme "The Danish Girl” estrelado por Nicole Kidman, é assunto da minha página predileta da revista da Folha de Hoje. Espero que esse filme dê muito o que falar, assim como o nosso queridíssimo "Do começo ao fim" que conto as horas para assistir.

A primeira 'transmulher'
por Vange Leonel

Na coluna anterior contei um pouco da história do casal de artistas dinamarqueses Einar e Gerda Wegener. Depois de posar para os quadros da companheira em trajes femininos, Einar, o marido, tomou gosto pela coisa e passou a viver como mulher. Gerda não se opôs à decisão do marido, mas o casal teve que sair de Copenhague por conta do escândalo.

Resolveram morar em Paris onde Einar assumiu a identidade de Lili Elbe, passeando pelas ruas sem que ninguém desconfiasse de seu sexo biológico. Anos se passaram até que Einar/Lili quis completar sua transformação. Com o apoio de Gerda, foi a Berlim fazer a primeira de uma série de cirurgias para mudar seu sexo. Inicialmente, teve os testículos removidos. Nos meses seguintes, retirou o pênis e implantou ovários recebidos de uma doadora.

Seu desejo de se tornar mãe era tão grande que quis um útero. Esta foi, por fim, sua derradeira cirurgia experimental. Uma rejeição ao tecido uterino e outras complicações pós-operatórias levaram Einar/Lili à morte em 1931.

Resumida aqui em suas manchetes médicas sensacionalistas, a história vai virar filme estrelado pela belíssima Nicole Kidman no papel de Einar/Lili. Indagada por que aceitou o papel, Kidman respondeu: "Nunca escolhi relacionamentos seguros ou papéis seguros para a minha carreira". Ao arriscar, aposto que ela abocanha um Oscar pelo papel do primeiro homem no mundo a mudar de sexo.

1 comentários:

KG disse...

Que nos anos vindouros possamos ter mais Paz em nossos corações!
Que a humanidade possa compreender a não existência de continentes, países, etnias, culturas e religiões... Somos todos Irmãos e seres humanos! Apenas isso...

Um Feliz Natal e um ano maravilhoso a vc e a todos esses incríveis blogueiros que, junto conosco, nos ajudam a melhorar o mundo de alguma forma!



"What Do You Say?(What Do You Say)
Will The Human Race Be Run In A Day? (In A Day)
Or Will Someone Save This Planet We're Playing On?
Is It The Only One? (What Are We Going To Do?) "

Pipes Of Peace


Abraços, KG

Olhos atentos