segunda-feira, 24 de novembro de 2008

“Basta ser sincero e desejar profundo”


Essa frase, na realidade verso, da música ‘Tente outra vez’ do Raul é cheia de conotações, transversalidades. Nos últimos dias a vi, a mentalizei tal qual um mantra, tal qual uma prece. Nossa mente é muito poderosa, cada vez mais eu me assevero de que nossos desejos são mais do que simples devaneios. Bem verdade é que não basta ficar no pensamento positivo, isso seria contra um desejo muito maior, que todos deveriam ter por sinal, que é o de viver.

Esse verso me lembra um trecho muito conhecido de um livro do Paulo Coelho - “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”, aliás, ele era parceio do Raul nas composições. Detesto Paulo Coelho, acho-o uma verdadeira enganação, seus livros são auto-ajuda romancezada e me compadeço daqueles que SÓ O LÊEM. Pior, que o defendem...
Mas, voltando ao tema. Sim, nada acontece se não o quisermos. É preciso desejar o que queremos, é preciso se imbuir de uma atmosfera positiva que nos acalente para realizar nosso querer. Pessoas felizes são crentes naquilo que almejam, são crentes na vida. Nada de bom pode acontecer por simples arranjo de planetas, de luas astrais. NÓS precisamos nos tomar conta de vontade, de bondade para realizar o que desejamos.

Realizar. É a esperança (e que palavra bonita essa) de todos nós quando o ano se inicia. Um novo ano, uma nova grande oportunidade de fazer tudo melhor. Promessas, planos, metas... Alguns ficam no papel outros se realizam. Que nesse ano nossos desejos, quereres ganhem vida, tenham conotação real, enfim, saiam do papel e deixem de ser planos inconclusos.

Mentalize, reze, sorria, abrace, ame, acredite. Afaste-se da negatividade, porque meus caros: “Basta ser sincero e desejar profundo”. Reflita sobre cada palavra desse verso e talvez você concorde comigo que ele tem a força de um mantra, de uma oração. Contagie-se de coisas boas, o mundo está abarrotado de pessoas do mal, não seja mais um.

DESEJE COM FÉ, COM AMOR. Tudo de que precisa está dentro de você. Levante-se e continue a vida!

8 comentários:

Bruna disse...

Olha...
li teu texto e AMEI...

concordo com tudo que vc disse...
só não em uma coisinha...

aprendi a gostar de ler, lendo Paulo Coelho, e até hoje é um mestre para mim. Mas é claro não vou discutir neh?!

Cada um com suas opiniões e crenças!!

:D


saudadess...

Julio Marin disse...

A Luiza é fera... mas rígida em algumas colocações... como conheço ela muito bem, sei que ela tbm leu Paulo Coelho, mas ela tem medo das pessoas que somente tem nele o grande escritor...

Quero o comentário dela tbm.. vou gritar... Luiiiiiiiizzzzzzzaaaaaaa

Anônimo disse...

Sim, já li Paulo Coelho. Meu pai, na época, ficou preocupado e me deu Dom Casmurro para ler. "leia um livro, por favor" foi a explicação dele. O fato é que dom casmurro me conquistou. Bentinho e Capitu revoltaram o meu redemoinho emocional e cognitivo. Paulo Coelho não o conseguiu. Talvez eu tenha começado pelo livro errado - Diário de um Mago ou talvez eu tenha sido salva. Não sei, mas sei que PC escreve mal, que as histórias que ele conta já foram contadas por outros autores, mas sem tanto peso da auto-ajuda. Ele escreve o que esperamos ler. fiquei profundamente decepcionada por ele ter sido aceito na Academia BRasileira de LEtras. Tantos escritores brasileiros excelentes que não passaram nem raspando por ela. ABL me parece um apaziguador de egos literários, bem como uma forma de lobby cult. ENfim, me parece qualquer coisa menos algo sério do ponto de vista de valorizar e prestigiar nossa literatura, a qual é muito boa por sinal. Entendo que livros, assim como as músicas, refletem o momento em que vivemos quando os lemos. e isso explica o nosso gosto, nossa paixão por eles. Some-se a (boa ou má) influência que podem exercer sobre nós. Entendo que tanta gente goste de PC, mas, sinceramente, não entendo que um país absolutamente avesso à leitura de livros mais rebuscados se volte para PC como sendo o mestre dos autores. Soa-me ingênuo. Soa-me como a necesidade de um longo caminho de reversão, de reciclagem.
No mais, já briguei várias vezes e com pessoas diferentes por causa do Paulo Coelho. Incrível o fascínio e a lealdade que ele constrói em seus leitores. Leitura típica da sociedade individualista e consumista desse mundo financeiramente globalizado: EU sofro, EU preciso de ajuda, EU, EU, EU... Sozinhos, cada vez mais afastados do amor, do ser nos atiramos pra qualquer coisa que nos abrace ou que pareça nos abraçar. Nesse momento, PC nos cai muito bem.
Bruna, não se ofenda. É o meu ponto de vista e minha constatação. Não gosto de intelectualóides, mas não posso me furtar de dizer que é um perigo um país contar ocm uma população que LÊ SOMENTE PAULO COELHO e acha que tá lendo clássicos de literatura brasileira. Sei que os astros de Hollywood lêem PC, que os EUA adoram PC. Bom, isso só corrobora minha hipótese. EUA é um país de consumidores em sua maioria, não de pensadores.
Luiza Kettermann
P.S. ainda bem que uso minha identidade secreta aqui.

Anônimo disse...

Ah, que bom que tu amaste o texto, apesar da minha farpa contra o pc.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ah, não é nada específico pra você (obviamente). Dirijo-me aos leitores em geral ;)

Julio Marin disse...

Que comentário... Luiza...
Mereces uma postagem sobre....
Me envie... BJOS

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Olhos atentos