segunda-feira, 24 de maio de 2010

Duas realiades


Na semana passada O GLOBO on line publicou uma reportagem sobre um caso de Minas Gerais, a demissão de uma coordenadora de um curso de Serviço Social. Prestaram atenção??? Um curso de Serviço Social. Continuando: a demissão foi devido a produção de um cartaz para um semana acadêmica, e, esse cartaz entre outras coisas, mostrava um beijo gay. Afinal, a intenção era falar sobre os que são excluídos.

O assunto, como tem HOMOSSEXUAIS no meio, ou a famosa sigla LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Trangêneres); passou de fininho na mídia, em algum site gay e olha lá. Diferente do caso da moça de vestido curto (sem menosprezar o fato dela), este não tem "ibope" confirmado, então, ninguém quer mexer num assunto assim, polêmico, como a faculdade também se mostrou como não querendo assumir posição perante ao assunto da homofobia.

Partindo disso, me remeto a sábado a noite, no qual, eu e minhas amigas e amigos saímos nos divertir. Fomos então numa casa noturno que toca música gauchesca, tchê music, forrô, sertanejo universitário e outras coisitas, para dançar a dois. Um ambiente ótimo por sinal. Mas nossa turma tem uma 'pequena' (não tão pequena), parcela de gays assumidos (digo assumidos pois isso é um diferencial). Reservamos uma parte do mesanino no andar superior. Advinham o que aconteceu, ficamos nós lá, e a festa lá embaixo. Claro que nos divertimos muito. Mas um dos meus amigos, me releembrou de um fato: "somos (os gays) o melhor repelente social". Quer dizer, pouca gente subiu, afinal, somos gays. E os que subiram, na totalidade, casal e mulher e em número pequeno.

Digo tudo isso, para lembrar, que infelizmente, até não termos uma normativa que permita acusar alguém de homofobia, o caso da faculdade de Minas Gerais, ainda se repetirá por muito e muito tempo. Já o caso da festa de sábado a noite. Isso é bom por um lado, temos área vip sem precisar pagar mais por isso. E me perguntem se alguém se importou, eu e mais um, apenas analisamos e rimos do fato.

E para terminar e dar um ânimo nessa história, ou em mais um pedaço da história na luta pela igualdade dos direitos, no caso, da inclusão direta aos LGBTT, uma matéria muiiiiiiiitoooooo da boa, que o Lázaro Ramos fez no quadro que ele estrela no programa Fantástico (rede globo). Uma nova visão sobre a questão da educação, e dessa vez, dois bons exemplos que ainda podemos sonhar.... uma boa noite!



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Novos projetos!!! (comentários mais tarde)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que vocês acham disso????

São apresentados os mascotes para o Olímpiada que acontecerá em Londres daqui dois anos. Os bonequinhos da animação até são legais, mas os bonecos de rua que os representa, não ficou legal, espero qu eles melhoram isso.


terça-feira, 18 de maio de 2010

152 anos de Santa Maria

Para quem perdeu o Jornal do Almoço da RBSTV de ontem, uma reportagem especial sobre esta cidade maravilhosa!!


sábado, 1 de maio de 2010

Sobre o projeto que criminaliza a homofobia

Na internet tudo se copia. Hoje, confirmamos cada dia mais a teoria em que nada se cria, tudo se transforma. Claro, um texto seu, com um texto do fulano, e uma foto do cicrano, se transforma no meu texto. Normal, neh!!! Pior de tudo, quando fazemos isso sem a noção que estamos copiando, quando mentimos para nós mesmos e não colocamos as referências, ou melhor, o link do nosso amado Ctrl+C / Ctrl+V.

Claro que isso faz parte do meio cibernético, ou melhor, o meio cibernético assim se tornou pois nós seríamos propícios a isso: copiar. Afinal, sem mais discussões sobre o assunto, e querendo pular para o fato em si. Hoje irei colocar um texto que zappieio na minha lista de sites sobre notícias gays. No caso ma Maringay.

Afinal, que diz a lei contra a homofobia?


Entre a extensa lista de citações do filósofo grego Aristóteles, uma é essencial para que todo este texto faça sentido: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”. Ser gay não é o único motivo que me faz acreditar que o projeto de lei substitutivo 122, de 2006, adiciona a discriminação aos homossexuais a lista de crimes da lei º 7.716 seja benéfico para toda a sociedade. O que me faz acreditar neste projeto é seu texto, claro, conciso e objetivo.

Ao contrário do que vociferam pastores evangélicos Brasil a fora, como Silas Malafaia e o senador Magno Malta (PR/ES), a PL122 não torna os gays uma ‘categoria intocável’. A discriminação por orientação sexual (homo/bi/trans e hetero) passa a incorporar o texto de uma lei já existente, que pune o preconceito por raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero e sexo. Aprovada a modificação, a lei ganha o texto ‘orientação sexual e identidade de gênero’ como complemento.

A lei, que já cita uma extensa lista de crimes contra estas fatias da sociedade, adiciona ainda impedir ou proibir o acesso a qualquer estabelecimento, negar ou impedir o acesso ao sistema educacional, recusar ou impedir a compra ou aluguel de imóveis ou impedir participação em processos seletivos ou promoções profissionais para as pessoas negras, brancas, evangélicas, budistas, mulheres, nordestinos, gaúchos, índios, homens heterossexuais, mulheres homossexuais, travestis, transexuais… pra TODO MUNDO! Ou seja, a lei não cria artifícios para beneficiar apenas os gays, mas para dar mais garantias de defesa de seus direitos para toda a sociedade, da qual a comunidade gay está inserida.

O único artigo que cita diretamente novos direitos constituídos a homossexuais é o oitavo, que torna crime “proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãos”, deixando claro que os direitos são de TODOS, e não apenas de um grupo seleto de pessoas.

Mas e a liberdade de expressão?

O ponto mais criticado por evangélicos, especificamente, é a perda da liberdade de expressão. Ora, onde um deputado em sã consciência faria um projeto desta magnitude e não estudaria a fundo a constituição para evitar incompatibilidades? A PL122 apenas torna crime atos VIOLENTOS contra a moral e honra de homossexuais, o que não muda em nada o comportamento das igrejas neo-pentecostais em relação a crítica. Uma igreja pode dizer que ser gay é pecado? Pode. Assim como pode dizer que ser prostituta é pecado, ser promiscuo é pecado, ser qualquer coisa é pecado. A igreja pode dizer que gays podem deixar o comportamento homossexual de lado e entrar para a vida em comunhão com Jesus Cristo? Pode, claro! Tudo isso é permitido, se há homossexuais descontentes com sua orientação sexual, eles devem procurar um jeito de ser felizes, ou aceitando sua sexualidade ou tentando outro caminho, como a igreja, por exemplo.

Agora, uma igreja pode falar que negros são sujos, são uma sub-raça e que merecem voltar a condição de escravos? Pode dizer que mulheres são seres inferiores, que não podem trabalhar e estudar, e que devem ser propriedade dos maridos? Pode dizer que pessoas com deficiência física são incapazes e por isto devem ser afastadas do convívio social por não serem ‘normais’? Não, não podem. Da mesma forma, que igrejas não poderão dizer (mesmo porque é mentira) que ser gay é uma doença mental, que tem tratamento, que uma pessoa gay nunca poderá ser feliz e que tem de se ‘regenerar’. Isto é uma violência contra a moral e a honra dos homossexuais, e este tipo de conduta ofensiva será passiva de punição assim que a lei for aprovada.

O que a PL 122 faz é incluir. Ela não cria um ‘império Gay’, como quer inadvertidamente propagar um ou outro parlapatão no Senado. A PL 122 não deixa os homossexuais nem acima, nem abaixo da lei. Deixa dentro da lei. Quem prega contra a lei tem medo de perder o direito de ofender, de humilhar, de destruir seu objeto de ódio. Quem prega contra a PL 122 quer disseminar a intolerância. E tudo que nossa sociedade precisa hoje é aprender respeito e tolerância, e descobrir de uma vez por todas que é a pluralidade que torna nossas breves existências em algo tão extraordinário.


Acompanhe o PL 122 no site do Senado Federal.

Olhos atentos