domingo, 15 de novembro de 2009

Viva o vestido curto de Geisy!!!

Ontem, na madrugada, no programa Altas Horas da Rede Globo, a tão comentada Geisey deu um show de boas atitudes, ótima educação, e ainda por cima, mostrou que sabe, inclusive, lidar muito bem com o meio midiático. Quase virei seu fã. O que me espanta ainda, e já escrevi alguma coisa sobre e também comentei no blog da Márcia Tiburi, é que muitas mulheres, infelizmente, continuam agindo em prol do machismo. Nas perguntas do programa do Serguinho, a maioria das meninas questionaram se a roupa era adequada e se por acaso ela não teria a intenção de se mostrar.

Deixo de lado os comentários que faria e apenas colo aqui um texto que saiu na Revista da Folha de Hoje. Boa leitura!!!



Mais que uma saia justa
por Vitor Angelo

Não se fala de outra coisa: a saia justa na Uniban quando a estudante Geisy Arruda, 20, foi agredida verbalmente, acuada, xingada e ameaçada de estupro por usar um minivestido. A primeira reação da universidade não poderia ser mais cinto de castidade, ao expulsar a aluna por "flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade". Pressionada, a universidade teve que revogar a decisão.

O mais impressionante nessa discussão foi a reação de muitas mulheres que condenaram veementemente o uso da minissaia, esquecendo que essa peça é exatamente o símbolo da liberação feminina nos anos 1960.

Se hoje as mulheres podem frequentar uma universidade, algo se deve à redução do tecido das saias. Como bem ressaltou uma amiga, ao dizer que foi a aluna que causou a situação, temos o mesmo raciocínio machista que culpa a vítima de estupro por "provocar" o estuprador.

As mulheres continuam sendo as maiores algozes delas mesmas, assim como os gays. Quando um viado apanha na rua de uma gangue, as bichinhas são as primeiras a proclamar: "Com certeza devia estar mexendo com os bofes". Como se isso fosse algo tão condenável. Pensando dessa forma, as minorias permanecerão servas voluntárias por muito tempo. Contra isso, viva a minissaia de Geisy!

0 comentários:

Olhos atentos