sábado, 14 de novembro de 2009

A visita de Madonna

A visita da Madonna ao Brasil está dando muitos comentários na imprensa brasileira. Críticas é o que não falta, já que algumas coisas inesperadas aconteceram, como a doação de 7 milhões de um empresário brasileiro aos projetos sociais da rainha do pop. Por não estar muito inspirado para escrever meus comentários sobre a sua visita, e por achar que ela está bem grandinha para ficar dizendo o que deve ou não fazer. Mas um fato não posso deixar de abordar. Que ela andou perdendo o encanto, com certeza, e infelizmente perdeu. Camille Paglia (entrevista a Veja deste ano), conhecida por ter colocada Madonna como a rainha do pop, hoje afirma que a mesma perdeu o direito ao trono, se desmanchou enquanto figura heróica e representativa da mulher moderno, da artista, etc.

Somente falo isso, pois de certo modo, a figura da Madonna não tem mais aquele poder que eu sentia ao mencioná-la. As lutas dela não são as mesmas, e da mesma forma que Camille vê a perda de foco, eu também vejo. Me cansa ver Angelina, Madonna, querendo resolver os problemas da fome e da educação. Mesmo Madona não perdendo seu potencial artístico - adoro tudo - preferia a Madonna que falava em prol das mulheres e dos gays, e que de uma forma mais coerente lutava por ideais de nossa época, pertinentes a sua música. Não falo da coerência burra, mas sim, aquela que esperamos dos nossos ídolos pops.

Pra descontrair um pouco deixo uma charge, que não fala nada disso que me referi no texto, mas que de certo modo, faz-nos desmascarar o mito Madonna e torná-la, uma simples cantora de sucesso, com muito dinheiro, e alguns projetos sociais.


0 comentários:

Olhos atentos