segunda-feira, 2 de março de 2009

Um brinde aos hermanos

UFA!!! A América Latina finalmente entra, no que prefiro dizer, evolução dos Direitos Humanos. Neste final de semana, segundo a agência de notícias BBC Brasil, entrou em vigor na Argentina uma lei que descriminaliza a homossexualidade nas Forças Armadas. Outra mudança na legislação militar do nosso vizinho com a romântica língua castelhana, é que os julgamentos dos militares passa a ser feito pela Justiça comum e não mais pela Justiça Militar.

Essa evolução de uma legislação que vigorava desde 1951 e que se espelha em muitos países da Europa, demonstra uma preocupação dos poderes políticos desse país para com a liberdade, a democracia e acima de tudo a justiça como uma ferramenta de combate a diferença social e contra um sistema elitista.

Claro que decretos não mudam as atitudes, a cultura, mas, são as pessoas que fazem a diferença - uma adaptação um tanto chula do dito de Albert Einstein. No entanto, essas oportunidades calcadas em leis podem permitir pequenas mudanças; e, para evoluirmos não precisamos de grandes guerras, mas pequenas revoluções em nosso dia-a-dia.

Gostaria de parabenizar nossos vizinhos, primeiro, pela coragem e segundo, pela dignidade de colocar uma lei como esta em vigor. Claro que isso não deve significar que os militares poderão ter relacionamentos sexuais, sejam eles homo ou hétero dentro das dependências militares como li infelizmente uma comparação com a legislação brasileira que proíbe atitudes como estas dentro dos quartéis ou durante atividades militares. Enfim, comparação infeliz, porém válida, para lembrar que nosso país necessita de mudanças, vide o caso dos sargentos Laci Marinho de Araújo e Fernando de Alcântara de Figueiredo, que veio a público ano passado e não teve um desdobramento convencedor por nenhuma das partes.

O que mais desejo é que isso mude, no entanto, o nosso poder esta restrito ao voto, a escolha de quem nos representa e, portanto, precisaremos esperar para 2010. Mas pelo que vejo, falta muito para que nosso país entre nessa de direitos iguais.

1 comentários:

Bruna disse...

Finalmente a Inclusão Social de várias pessoas que merecem acima de tudo uma sociedade justa e que aceite as diferenças...

Belo texto amigo!

;)

Olhos atentos