sexta-feira, 6 de março de 2009

O que lhe causa ver essa foto?



Você pertencente da classe instruída, abastada, da classe que se alimenta saudavelmente e que se não o faz dessa forma é porque não o quer. Da classe que determina padrões de consumo dos alimentos, que se dá ao luxo de fazer dietas. Como você se sente ao ver uma foto assim?

Será que por alguns minutos nos seria possível compartilhar com essa criança o sofrimento que a fome provoca? Por meio de fotografias como essa seria possível a união entre pessoas de boa vontade, preocupadas em ajudar o próximo?

Se você digitar “fome” no Google-Imagens, muitas fotos como essa abocanharão suas retinas, causando-lhe repugnância, raiva, compaixão. Certamente, por alguns minutos, você pensará em ajudar o próximo. Possivelmente isso seja intuitivo, instintivo. Você, por um acaso, se perguntaria sobre o que causa situações como essas? Um quadro como esse requer um pensar crítico, uma ação consciente e não puramente motivada pela compaixão. É mais fácil decidirmos doar alimentos, engajar-nos em movimentos do que nos imiscuirmos a um problema como esse. Qual o sentido de nós, pessoas bem alimentadas, nos atirarmos em campanhas contra a fome se sequer sabemos o que é a fome?

Doação de alimentos, mesmo que sob a melhor das intenções, pode ser um ato de imposição. O país dessa criança da foto tem a sua cultura, tem os seus hábitos alimentares, caso doassemos arroz/feijão e similares, estaríamos respeitando isso? A fome aprisiona e doar alimentos não necessariamente liberta.

Se a legenda fosse outra, mudaria algo pra você?

0 comentários:

Olhos atentos