quinta-feira, 5 de março de 2009

O outro que instiga

Depois de várias e desgastantes tentativas para baixar o filme, ou melhor seria, alugá-lo (até nisso para os gays é mais difícil... heheeh), consegui assistir hoje de noite (4/03/2009) a comédia canadense Breakfast With Scot.

O filme, como já disse, é de temática gay. Mas é uma comédia, e por incrível que pareça, acho que é a melhor maneira de falar sobre esse tema tão complicado para a nossa sociedade, a temática gay. Vide o filme americano de sucesso Eu vos declaro marido e Larry, que fez muito sucesso e não é como Brokeback Mountain, que tem por intenção chocar. Marido e Larry é divertido, sutil nas questões de preconceito e problematiza a sociedade como um todo. Já no canadense, país em que não há problemas na legislação pelo menos, com a discriminação homoafetiva, os personagens de Breakfast With Scot, o casal Sam e Eric é que estão providos de muito preconceito. Com a chegada de Scot, enteado do irmão de Sam, o casal gay precisa se reconstruir. As coisas não foram fáceis e para verificar convido a assistir esse filme que tem um livro com o mesmo nome.

No entanto, o meu papel aqui é me perguntar por que esse preconceito todo que o casal teima em conservar dentro deles. Se estivéssemos no Brasil, se fossem pessoas desprivilegiadas, ou enfim; no caso Sam e Eric são casados, vivem numa casa maravilhosa e desfrutam do bom e do melhor. Têm toda a estrutura para se sentirem livres, mas só com a figura exótica do personagem Scot conseguem se desvencilhar das amarras do medo de ser gay.

Quantos, no Brasil, no mundo ainda sofrem com isso? Quanto tempo, eu mesmo, suportei viver nessa de saber o que sou e negar fortemente? Assim não fazemos ninguém feliz, e muito menos nos tornamos felizes. Se o que falta em nossos dias é o altruísmo, eu diria que em primeiro plano nos falta decência por nossa parte de nos olharmos no espelho e mesmo não sabendo quem somos ou o que queremos, dizer, eu sou assim, e pronto. Melhoraríamos com certeza a nossa vida e, por conseguinte, faríamos mais pelos demais.

Deixo para vocês o trailer do filme - pena que está sem legenda.

0 comentários:

Olhos atentos