sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma reflexão antes do carnaval


Em meio a livros e folhas jogadas e em frente ao meu pc eu me pego a pensar que amanhã a essa hora estarei bebendo freneticamente. Se hoje eu refletia sobre coisas sérias, ligadas ao subdesenvolvimento, amanhã não. Amanhã eu darei folga disso. De amanhã até quarta-feira da semana que vem. Minhas idéias serão todas sobre frivolidades e meus neurônios nadarão em cevada. Nada de pensamentos sérios, de assuntos sérios. A ordem diária será DESCANSAR. E aqueles problemas sobre os quais eu reflito hoje serão coisa deixável para o dia seguinte e isso mesmo que eu não tenha encontrado solução para eles. Continuaremos todos subdesenvolvidos, pessoas seguirão morrendo de fome, outras sendo espancadas e exploradas e escravizadas pelo país afora. Mas, enquanto tudo isso e muito mais tragédias acontecem, eu, euzinha estarei me esbaldando no mar com uma lata de cerveja na mão. Milhares de trabalhadores se afundarão na bebida, também. Por quatro dias (menos ou mais) seremos todos (ressalvadas as exceções) felizes como nunca. Gastaremos nossa quota de felicidade anual? Na quinta-feira (conto com um super feriado de carnaval que, aliás, nem é feriado), voltaremos todos ao quotidiano enlouquecedor, angustiante e todos aqueles problemas esquecidos serão re-lembrados. E terão, por isso, solução?

Será que Deus é brasileiro porque nos deu um carnaval assim, que dá pra esquecer de tudo? América Latina, sempre tão colorida, sempre tão lunática e problemática. Mas sempre tão alegre, será o subdesenvolvimento colorido e alegre e ‘caliente’?

Bom, mais uma nota do realismo fantástico, prestes a acontecer!

Tenham todos um bom carnaval. Deliciem-se no pão e circo, porque na quinta-feira, a vida volta ao normal. Não seremos nem mais nem menos alienados por termos passado quatro dias foliando.

Deveria ter sido postada antes do carnaval, porém, por não ter perdas em seu significado considero válido.

1 comentários:

Anônimo disse...

De tudo o que escrevi pra esse blog adorável, esse eu considero o meu melhor texto..
baby, me manda aquele outro pra eu corrigir?
Luiza com saudades!

Olhos atentos