terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O que ainda me preocupa

Um jovem foi morto. Independentemente das circunstâncias, do contexto de rebelião, essa morte foi vista pela sociedade grega como a explosão de uma bomba atómica de poder do governo e de seu primeiro-ministro conservador. E as manifestações estudantis e agora também contra a repressão continuam por lá.

Agora a minha pretensão enquanto sujeito pensante é perguntar-lhes: qual é a diferença da sociedade grega e da brasileira? Por que uma morte apenas leva o povo a revolta e promove que sua justiça funcione rapidamente.

Se fosse no Brasil até poderíamos nos revoltar, ir para a rua e tal, mas nosso sistema judiciário não permitiria o julgamento, do caso por exemplo dos policiais responsáveis pela morte do rapaz, tão instantaneamente. É um horror sabermos que o jovem que matou de forma bruta um índio com fogo enquanto durmia, trabalho hoje como funcionário público. É terrível ter noção de quanto somos desamparados por nosso sistema falho. Sonho em sermos um pouco gregos nisso, pelo menos, um dia!

2 comentários:

Anônimo disse...

Julio!

Compartilho desta opinião com você. Até quando os cidadãos brasileiros vão ficar escandalizados com as injustiças que acontecem em terras tupiniquins sem poder mudar esta realidade?

Bruna disse...

Aff...

isso é falta de laço quando se é pequenoo!!


=/

Olhos atentos