domingo, 16 de novembro de 2008

Será que acabou?

No estado da Califórnia, nos EUA, havia uma lei que regulava o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nas últimas semanas isso mudou. Gerou polêmica. A Igreja, como sempre, começou a dar seus 'pitis' e tal. Só pra citar, disseram que irão fazer testes psicológicos com os futuros seminaristas, e que então, à partir disso, desclassificarão jovens com quaisquer traços que detectarem de homossexualidade.

Me digam, qual é o motivo de dizer publicamente que irão fazer isso. Por que simplesmente não fazem e pronto? Por que a Igreja adora intimidar? Olha, não sou tolo a tal ponto, sei dos motivos não aparentes e da necessidade de reafirmação como entidade sacra. Mas, foi ela que colocou o sexo como algo terrível e por causa dela, muita gente carrega esse peso. É só falar com seu tio mais velho, quem sabe seu pai; todos eles fazem, mas jamais vão falar abertamente sobre ele. Alguns pulão cerca, inclusive, mas jamais deixarão sua mulher falar com as filhas quase adultas sobre as maneiras de evitar a gravidez. O resultado todo, sabemos, os filhos fazem e acontecem e acabam não se cuidando e pior, não sabem lidar com sua sexualidade como algo natural e sadio.


Tentando não perder o foco, sobre casamento, seja ele gay ou não. Na semana passada fui perguntado sobre o que eu acho da cerimônia de casamento, e se, como futuro jornalista, que concepções eu teria. Então, respondi, que mesmo alguns afirmando que a família está acabando - esses alguns são pessoas desinformadas, geralmente pertencentes a alguma entidade religiosa ou coisa do tipo - o casamento é, e, quem sabe será, cada vez mais freqüente. E digo, o cerimonial e não como apenas um papel assinado que diz e afirma direitos, e não estabelece o laço afetivo.

- Por quê? - Me perguntou.

Respondi com entusiasmo.

Por que as pessoas enchem de fotos seu álbum no orkut. Por que as pessoas criam my space, hi5 e outros mil codinomes que eu nem lembro e alguns e nem sei. É a situação. Estamos vivendo numa sociedade em que há a necessidade de se mostrar. Quer dizer, isso sempre existiu, apenas agora temos os meios facilitados para isso. Antes as pessoas casavam e festejavam com seus familiares. Hoje isso continua, mas além disso se coloca em revistas, em blogs, em orkuts, etc. E se casa quantas vezes se acha necessário para encontrar a pessoa ideal. O casamento continua sendo uma cerimônia pública pra dizer que você ama alguém e acima de tudo, que alguém também está te amando, ou qualquer outra coisa.

Acredito que nunca iremos acabar com essa cerimônia, mesmo que muita gente vai morar junto e nunca mais pense em comemorar essa união com outros, ainda assim nos casaremos e tentaremos ser 'felizes para sempre'.


0 comentários:

Olhos atentos