sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Atitude de mulher

Para quem anda acompanhando a novela A Favorita da Rede Globo imagina o tema que irei abordar dessa vez. Catarina, mãe de dois filhos, uma adolescente grávida e o um menino totalmente revoltado com a figura do pai carrasco. Na pequena cidade surge uma mulher bonita, e que abre um restaurante de comida caseira, seu nome é Estela.

Entre as muitas brigas de Catarina e seu marido ela decide aceitar o convite e trabalhar com Estela. A história vai se desenrolando até chegar o dia em que Leo (Leonardo) marido de Catarina fala no bar para todos ouvirem que Estela é lésbica. O restaurante que antes era sucesso cai no desagrado. Tudo parace se voltar para ela e para a Catarina. Rola buato que as duas andam 'trocando figurinhas'.

Depois o Domenico começou a ser alvo de preconceito na escola. Catarina forte, enfrenta tudo que diz respeito ao desrespeito daquela gente. Ela argumenta a todo instante que antes de saberem que Estela era lésbica o restaurante era visto com bons olhos, assim como a sua dona. Ela pergunta para as pessoas qual é o problema.

Tenho que parabenizar o autor da novela, João Emanuel Carneiro, está tratando do tema muito bem. Posso dizer que a questão do Orlandinho também ganhou uma roupagem diferenciada, pois conheço muitos que escolheram viver como ele, escondidos em casamentos, namoros e baladas. Não sei se isso é uma questão psicológica ou apenas auto-defesa, mas colocar isso na tela da Globo para as pessoas poderem tirar suas conclusões ou apenas se incomodarem com o fato, já é de grande valia para um país e uma sociedade que está longe de aceitar o homossexual, o diferente, o exótico.

No entanto, a personagem Catarina que começou a novela fraquinha, sem auto-estima e sem nada, poderíamos dizer, no capítulo de hoje mostrou que além do preconceito está a vontade e a amizade. Vontade em buscar a liberdade e amizade por devolver a Estela a luz que um dia recebeu. Não me importo se as duas ficarão, o que me importa mesmo é que as discussões do ser homossexual. A novela está quebrando barreiras e arquétipos.

Um vídeo da atitude de Catarina:



2 comentários:

Bruna disse...

Ahh...
isso é verdade...

admiro muito a personagem assim como toda a mulher brasileira que "dá a cara a tapas" na vida real!!

Anônimo disse...

Eu quero que elas fiquem juntas, hehe.
L.K.

Olhos atentos