sábado, 8 de novembro de 2008

Fora Rituais

Meu aniversário. Nunca fico bem no dia, sabe, deve ser algo com a minha lua ou sei lá o que é. Mas dessa vez foi diferente. Também, me esforcei para ser. Tentei não me importar com as coisas alheias a mim, e tenho feito isto nos últimos tempos.

Descobri uma coisa legal, a gente precisa desfazer alguns estigmas, e quebrar o gelo para o novo. Por exemplo, eu nunca tinha comemorado o meu aniversário fora do convívio familiar. Quer dizer, meus amigos sempre iam, mas ou era lá em casa ou em alguma festa da região próxima dela. Nunca comemorei nas cidades que morei para estudar. E isso passa tão despercebido, nem tinha notado, notei na quinta-feira, quando fiz uma retrospectiva breve dos meus aniversários e percebi que era pragmático nas comemorações. Primeiro a tradicional janta lá me casa, com lasanha, um chester e muitas saladas, com a presença da tia Ivone, da Haide e do Zeca e a família. De tarde, eu e as gurias fazíamos aquela roda, ao redor do bolo e de alguns quitutes, com direito a muita conversa. E se tinha naquele dia, reunia todo mundo, passava pegar em casa, e ia pra festa.

O máximo de diferente que fiz, foi nos 15 anos reunir uma galera pro churrasco e nos 18. Mas sempre o mesmo ritual. Anos após anos. Outro ritual que acabei desconstruindo nas minhas comemorações foi o reveillon. Sempre passei com a família. A última virada resolvi inovar e passar com a família de uma amiga. E sabem, ocasionou tantas mudanças. Foi divertido, e acima de tudo, parece que me libertou de alguns rituais que eu temia serem 'eficazes' e que agora percebo o quanto ficamos chatos, tentando cumprir as regras que nem sabemos quem as criou.

Enfim, a festa foi ótima. Tanto do ano novo quanto a do meu aniversário. Pra contemplar ainda mais, no dia 5/11 tivemos a primeira transmissão de sinal digital no Jornal do Almoço da RBSTV Porto Alegre e também ficamos conhecendo o novo presidente americano, Barak Obama. E que venham mais mudanças, agora tenho que pensar em como irei passar o Natal...

0 comentários:

Olhos atentos