terça-feira, 7 de outubro de 2008

Um fato dentro da crise

Já me chamaram de louco pra cima. Quem sabe isso já aconteceu com muita gente. Acontece, que sempre tentei fazer o melhor pra mim, pra minha comunidade, pro meu país, pro planeta. Claro que com algumas exceções eu não considerei estas premissas; mas tudo dentro dos padrões humanos.

Nos últimos meses podemos acompanhar uma das maiores crises financeiras do sistema capitalista. Digo isso, pois não sabemos em que estágio se encontra. Se é começo, se é fim, ou o que é de verdade. Afinal, com todo esse acesso de informação/desinformação, acabamos nos confundindo um pouco.

O meu objetivo dessa vez é lembrar de um assunto, algo ligado à crise. Antes de 2002 e do governo Lula, no Brasil se falava muito da tal da ALCA. E quem não lembra? Somos um país de memória curta, neh! Mas vou relembrar vocês, seria uma união comercial entre os países que compõe as américas. Na verdade, nem todos os países. Funcionaria "tipo" uma União Européia, com uma diferença, os EUA poderiam fazer 'gato e sapato' conosco. Essa era a grande jogada.

Pra casar a ALCA com a atualidade, reesgato a crise atual. Gente, se a União Européia, que tem uma boa estrutura, comparada conosco, países em desenvolvimento está daquele jeito, imaginem como estaríamos com a tal ALCA. O Lula até fez uns acordinhos, digamos, mas nem perto. Estaríamos mergulhados na crise. Fazendo parte dela.

Não digo que não iremos afundar ainda. É cedo pra definir algo. Mas me sinto aliviado em ter lutado contra esse acordo. Me sinto capaz de exercer o meu papel enquanto cidadão, pois votar, como fiz no final de semana; não me qualifica como um ser politicamente ativo. Significa apenas que cumpri com meu papel contratual, de cidadão brasileiro.

0 comentários:

Olhos atentos