quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Conquistas - crises

No mundo, seis países - Reino Unido, Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá e África de Sul - já legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O dia 14 de novembro marca o primeiro ano de legalização na África do Sul, que demonstrou o quanto está preocupada com a disponibilização de direitos iguais para todos os cidadãos.

Este comportamento deveria ser disseminado por todos os cantos do planeta. No momento, se fala muito da crise financeira. Ela, com toda a certeza, está abalando os modos de como a sociedade se comporta diante do consumo - origem ocidental/americana - e pode culminar com mudanças maiores, nas formações sociais, principalmente por percebermos que o mercado especulativo é muito frágil, e portanto, precisa de normas e regramentos.

Estas normas que servem para, quem sabe, reorganizar a economia mundial, também precisam ser implantadas para todos os grupos sociais, e para todos os modos de vida. Legalizar o casamento gay, por exemplo, é o mesmo que criar normas para o funcionamento das instituições financeiras. Essa atitude poderia servir para outros assuntos polêmicos, como a legalização do aborto.

O engraçado, que nossa sociedade só muda sua atitude no momento em que há crises. Então, que venham as crises! Para que possamos verificar o quanto estamos deixando de fazer.

Ahh.... e espero que os sul africanos estejam aproveitando bem essa conquista! "Quero ir pra África do Sul também"...

Abraços

0 comentários:

Olhos atentos