sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Homossexuais não devem doar sangue. O QUÊ???

Contraditória no mínimo. Depois poderia dizer: desumana, imoral, sem cabimento e por aí iria difamando uma resolução do Ministério da Saúde do final de semana passado. Notícia, que não vi em lugar algum. Tudo bem que viajei na sexta-feira, mas somente fiquei sabendo deste fato graças a internet e sites de notícias não comprometidos com instituições governamentais; já que estas gastam ‘horrores’ em publicidade ‘institucional’. É apenas propaganda do trabalho do futuro candidato – na maioria das vezes.


Vamos lá, na sexta-feira passada (19/09) a Nota Técnica N0002/2008/SAS/SVS/SEGP/MS, que tem como assunto: Situação de risco acrescido para doação de sangue do Ministério da Saúde proíbe – pra ser direto – a doação de sangue por homossexuais e homens que fazem sexo com outro homem. Além de um preconceito tremendo, dizer que nós gays, não podemos ter essa atitude solidária, é afirmar que somos COISAS a ser vistas como doentes, AINDA. Pensem comigo, os héteros que conheço – a maioria dos meus amigos –, suas atitudes não são nada certinhas como deseja o Ministério. O pior, que héteros fazem sexo sem camisinha à reviriu. Não estou dizendo que gays são santos, e nem que héteros são os capetas; mas rotular, como esse órgão federal fez, é a mesma situação.Se para doar sangue, e eu já o fiz algumas vezes, a gente faz toda uma avaliação anterior com questionamentos e tal, e também, o sangue coletado vai para exames. Por isso, afirmar que esta população carrega muitas doenças consigo, não tem cabimento. E pra criticar; no Rio Grande do Sul doei apenas uma vez, no final do ano passado, e a avaliação não foi boa, quase não serviu para nada – e eu tive que mentir. Já no Paraná, quando fui doar pela primeira vez, fui submetido a uma entrevista decente, onde disse a minha orientação sexual e o médico me questionou com que freqüência tinha atos sexuais e o número de parceiros e me pediu se estava fazendo-o para testar meu sangue, ou não. Me tratou com uma forma bem CABANA e disse que é importante ajudar pessoas que precisam, independente de qualquer coisa. Nunca irei esquecer aquelas palavras saídas de um senhor com mais de 50 anos, e de um carisma imensurável.

Já para o Ministério, que mostrou quanto incoerente é, que no mês de março desse ano criou uma política para os GLBTT, dizendo que não temos somente AIDS. Lindo não, eles ficam dizendo que somos mesmo doentes. Quando isso vai mudar? Por favor, nova geração, por favor, geração atual, isso precisa mudar! O motivo dessa política de gênero é incluir, mas ignorantes de plantão!!!; incluir dizendo que somos doentes e proibindo a doação de sangue!!! Isso não dá pra engolir. Acho mesmo que eles têm medo de a homossexualidade ser transmissível; se assim fosse, gostaria demais que um deles pegasse.

Pra quem quer conferir num dos poucos lugares que sai a notícia:

A Capa
MSN – Estilo de vida
Revista LadoA

Política de inclusão dos GLBTT – Portal da Saúde

0 comentários:

Olhos atentos