segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A nossa natureza

A Arte sempre foi inspirada em grandes paixões. Ou melhor, foi por ocorrência de uma paixão, correspondida ou não, que a humanidade progrediu. Criamos artifícios individuais para conseguir superar a falta de carinho e amor de outra pessoa - daquele seu objeto de desejo.

Hoje quem sabe as coisas mudaram um pouco, na verdade, elas estão sempre em constantes mudanças, vide a história da humanidade. Mas a educação sempre foi para preservarmos as tradições e costumes. Uma moral falsa, capaz de aprisionar a evolução da espécie. É também esta "moral", que permite o desrespeito pelo outro e pela nossa natureza (uma vez ameaçada provoca situações indesejáveis).

Falar de nossa natureza. Aquilo que é animal em nós, o instinto; podemos citar vários: o feminino, o das bibas, o do pai, da mãe, da avó; do masculino eu nunca vi falar, mas enfim, também devo incluir aqui. O Institnto coloca em voga os nossos verdadeiros desejos. Eu considero este o seu verdadeiro significado.

Ontem vendo o filme, O sabor da Magia, consegui promover algumas ligações em meus pensamentos desordenados. A tradição, o culto as especiarias lado a lado com a grande paixão, mesmo que esta seja uma figura ilusória da nossa imaginação. Mas por ser paixão, por ser instintiva, devemos respeitar, não acham?! Então a personagem Tilo precisa optar entre as suas tradições, costumes ou sua paixão. O resultado te faz sentir bem.

Claro que é cinema, então, é uma obra ficcional. Mas que não há nada melhor do que nos sentirmos bem. Hoje logo depois do almoço, assistindo a reprise do programa Happy Hour da GNT, que falava sobre como apimentar a relação, a especialista Regina Navarro Lins, psiquiatra e autora de livros sobre sexo e relacionamento, afirma que o grande problema é a tradição, que procuramos manter. Para ela, estamos evoluindo para relacionamentos além do par, além de duas pessoas.

Não sei se ela tem razão, no entanto, concordo com ela, que o tempo todo estamos preocupados com aquilo que fomos destinados a fazer. Quer dizer, que alguém nos destinou a fazer.

Nessas confusões de pensamentos, desejo, e sim como uma forma instintiva de querer; uma ótima semana a todos... E que esta semana possamos transgredir um pouco nossas tradições e costumos, tudo de acordo com a nossa natureza.

Abraços

0 comentários:

Olhos atentos