quinta-feira, 12 de junho de 2008

Uma questão a ser analisa - uma mudança histórica no mundo

Pra quem gosta de acompanhar a política do país e do mundo... Para os defensores do marxicismo e para aqueles, como eu, que foram defendem teorias que apenas ganharam o respingo de Marx, mas que acima de tudo defende a heterogeneidade... tah aqui uma notícia agradável.

Lógico que isso numa visão muito superficial, de uma realidade desconhecida na prática. Cuba pra mim, sempre foi sonho de adolescente... Quando fiquei sabendo daquele lugar me encantei. Quis entrar para a política. Entrei numa chapa do Grêmio Estudantil na 6ª série e por aí foi. No governo do PT no RS partipei ativamente na Constituinte Escolar como representante dos alunos e vi o sonhei com um mundo mais justo.

As coisas foram se construindo, fui descobrindo coisas. Coisas que não entendia antes, apurei as informações, comecei a pensar mais... e então vi o quanto, aquilo tudo que tinha sonhado não poderia ser real. Também fazia mal.

Felizmente vamos nos construindo e reconstruindo dia após dia. E dessa forma, me vejo hoje como um agente político em 'molho', mas ainda assim, um agente.

Segue a notícia do Filtro de hoje da revista Época

8. Cai a igualdade salarial em Cuba – O Granma, jornal oficial do governo cubano, noticiou ontem que o vice-ministro do Trabalho, Carlos Pereira, deu prazo até agosto para as empresas começarem a pagar seus funcionários de acordo com o rendimento deles. Na prática, será extinto o teto salarial, que vigorou na ilha por décadas. Segundo o Granma, a decisão vai acabar com “o igualitarismo e o paternalismo na economia” e dará maior produtividade às empresas. É mais uma prova de que, pelo menos no campo econômico, o presidente Raúl Castro vai se livrando de amarras obsoletas mantidas por Fidel.

Abraços

0 comentários:

Olhos atentos