terça-feira, 24 de junho de 2008

PCC expulsa homossexuais - Por quê?

Que nada. Já estamos acostumados. Mas nunca imaginaria grupos revolucionários ou criminosos como alguns gostam de dizer, sendo tão preconceituosos. Hoje, no site do JB, uma notícia ganhou destaque: SP: PCC decide expulsar integrantes homossexuais.

A informação chegou até mim, pois uma amiga me falou: "Julio, olha lá no Terra. Estou sem entender direito a situação." Fiquei pensando, vou procurar o que tem sobre o assunto na internet. Infelizmente, no jornalismo da web, como temos hoje, de um veículo para outro, a informação não altera, mal mudam de palavras. Alguns até copiam indicando a fonte: menos mal. Tirando esta indignação de um jornalista, vamos lá para o que interessa.

O Primeiro Comando da Capital (PCC), já fez alvoroço em todo o país. Quem não lembra dos episódios de rebelião em 2006? Enfim. Segundo a notícia de hoje, eles começaram a expulsar os integrantes homossexuais do movimento, embora que afirmam não permitir tal orientação entre eles. Como assim?: me pergunto. Quero entender também isso. A notícia pode ser uma estratégia bem bolada para dar mídia. Já que o PCC se mostrou muito bem articulado dentro das questões de midiatização. Sempre os maiores acontecimentos se davam exatamente quando entrava o Jornal Nacional da Rede Globo no ar: no mínimo engraçado; ou eles tem uma assessoria de imprensa montada... risoss... e quem duvida.

Porém fico ainda em dúvida. Paro, leio mais uma vez a notícia. Tem algo errado nisso, não sei bem o que, mas tem! Vamos tentar supor........ Como disse a moça que faz parte do PCC e que é lésbica, esse preconceito não era conhecido entre eles, ou pelo menos não era declarado, como vemos na sociedade também. Acontece que, como alguns artigos e publicações sobre sistema carcerário mostram, os gays são em grande número. Na hora de apoiar a revolta, talvez, foram importantes. Mas agora, com essa questão toda, de que tem gay até no exército, o pessoal quer "moralizar" o PCC, afirmando que aí não tem gays.

Uma jogada de mestre... quer dizer... não sei a intenção deles de retirar os gays, ou fazer que estes se escondam dentro de algo que já não pertence à sociedade. Afinal, na prisão vai tudo o que renegamos enquanto seres pertencentes de uma comunidade, de uma sociedade fraterna. Diferente do que a maioria pensa, lá estão todos os que cometeram crimes, mas não os verdadeiros criminosos.

E mais uma vez, o dilema.... porque estão discriminando os gays. Ahh, minha amiga disse para tentar ver o caso de uma forma jornalística. Vou responder assim: precisa ser melhor investigada essa informação. Uma fonte só não serve pra muita coisa, e órgãos públicos menos ainda, já que deixaram acontecer as rebeliões, na verdade, eles não sabem de nada... termino rindo.... ou chorando.... vai saber....

Abraços

2 comentários:

Ana Bittencourt disse...

oi amor! fazia um tempão que eu não passava por aqui... quanta novidade e texto bom hein?? bjoo, te cuida!

Julio Marin disse...

Obrigado... mas ainda não estou no pique desejado... Bjs

Olhos atentos