sexta-feira, 6 de junho de 2008

Essa foi encomendada: Sobre a Parada Gay 2008/SP

A Parada Gay de São Paulo deste ano chamou a atenção de todo o país. Claro, já está na sua 12ª edição e de certa forma, a população começou a perceber que isso é uma realidade. Principalmente por movimentar a mídia. Quer dizer, ela se tornou plausível dentro da sociedade de informação. Passou de 2 mil participantes para a sigla de milhões, e espero, profundamente que alcance números ainda maiores... bem maiores.

Alguns, pertencentes a comunidade gay, ou gays nada colaborativos, que preferem ficar enrustidos devido ao medo, pro precaução burra, pro aceitarem de certa forma a homofobia...; ficam dizendo por aí que a Parada não passa de um carnaval gay. Eu não concordo.

Tudo bem, nós gays, somos festivos mesmo. Em qualquer lugar, com os amigos e amigas, na turma... enfim... divertidos, confidentes.... e por aí vai... Mas, a Parada é muito mais que isso. Ela é acima de tudo um impacto visual. Um constrangimento. E me desculpem, se questionar posturas, questionar atitudes, promover a diferença; se isso não é política, acho que é melhor revisarmos toda nossa democracia. E como amo esta palavra, que já está ‘falida’ há muito tempo: não acham?

Direitos, no nosso país são conquistados com atitudes; nunca, em nenhum momento eles vieram de graça. É uma forma branda, inteligente, criativa, de juntar o “gueto social”, e mostrar que de gueto não tem nada.

Graças as Paradas espalhadas pelo país, as pessoas que assumem a sua orientação, e tudo o mais, que estamos caminhando para um processo de desrotulação do gay. Tudo bem, temos peculiaridades, somos diferentes; mas não queremos mais sermos vistos como exóticos, anormais; não mesmo. Se uns preferem uma maquiagem mais forte, não significa que todos são assim. O contrário também, não quer dizer que todo o gay precisa ser recatado e intelectual. Somos parte da sociedade, e queremos literalmente, desempenhar nosso papel de cidadãos.

Me orgulho em dizer que o Brasil tem uma grande Parada Gay que acontece em São Paulo, e mais um punhado que acontece em todo o país. Lógico que ela é um passo para essa transformação social desejada. Depois disso, não podemos esquecer em quem depositamos nossos votos, nossa confiança. Pensem bem, este ano tem eleição, e é em nível municipal que as coisas começam a acontecer.

Alguns links de notícias sobre a Parada 2008:

Folha de São Paulo

Vídeos no site da Folha de São Paulo

No portal Terra

No site Mix Brasil

No site da revista A Capa

Abs

0 comentários:

Olhos atentos