quarta-feira, 4 de junho de 2008

Crise de alimentos

Estamos em 2008. No momento o mundo todo está em crise: é isso que aparece nas capas dos jornais do mundo todo. As crises, têm origens diferentes, umas culturais, outras políticas, outras de uma moral envelhecida, outras econômicas, e claro, que eu considero as mais sérias: as que dizem respeito à ecologia e a saúde coletiva.

Esta semana, ou digo melhor, nesse segundo trimestre de 2008, uma discussão não muito problematizada na mídia veio a tona. O problema com o abastecimento alimentar para a humanidade. No entanto, os países subdesenvolvidos como o Brasil, são considerados culpados. Pois, para a ética e a razão dos mais ricos, nós, os pobres, além de tudo, precisamos dar comida a eles. 'Que absurdo'. Lógico, que nos preocupamos com isso, pois ao contrário deles somos humanos e nos importamos com a falta de comida. Mas essa falta de comida, dita pela mídia, dita e reafirmada pelos principais chefes de estados, é muito confusa. Pra eles o problema econômico, e não de grãos reais, já que há uma preocupação da produção alimentícia ser cada vez menor: 'não acho'. Considero uma besteira. Concordo com o Lula, nosso presidente, que não é a cana-de-açúcar que vai acabar com a produção de grãos no país, e nem os biodiesel do óleo de soja, mamona, etc..

Mas quero deixar essa análise pra vocês. Quero que pensem, discutem, e conversem sobre esse assunto, na rua, com a vizinhança, na roda de amigos. Afinal, não podemos ficar sem comida. Porém, quero levantar outro ponto, que não vi, posso estar errado, ser abordado pela grande imprensa. Como a maioria das crises atuais, essa diz respeito ao excesso. Primeiro, muita comida é desperdiçada. Desde a produção até chegar as nossas casas. Tudo é classificado e muita coisa simplesmente vai fora. Nos estabelecimentos acontece da mesma forma. E nas nossas casas: "um verdadeiro horror". Tudo vai parar no lixo. Desperdiçamos muito. Como tudo.

Um verdadeiro ciclo de excessos....

Quem quiser informações sobre o problema do abastecimento no mundo, indico algumas matérias:

Boa semana.

0 comentários:

Olhos atentos