quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mesmo com dificuldade se consegue bom resultados

A educação no estado está caótica. Disso todo mundo sabe. As escolas do interior são as mais prejudicadas, pois a população rural vem diminuindo ano após ano.

Eu vim do interior de Tuparendi, um vilarejo chamado Cinqüentanário. Colonizado por italianos, com forte fervor católico, uma igreja imponente, onde todas as relações sociais se estabelecem à partir do convívio na comunidade cristã. Se analisada a funda, bem como o desejado pela Teologia da Libertação, as Comunidades Eclesias de Base.

No entanto, volto ao assunto, a escola da comunidade. A única desse distrito, já que as menores, que pertenciam ao município, já foram fechadas. E pelo que me parece está não demorará muito. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Andrea Parise, foi a minha referência cultural na infância. Não apenas de conhecimento, mas foi lá que peguei o gosto pelo teatro, pela dança, fui incentivado a escrita, incentivado a participar de festivais de poesias e até mesmo participei de um concurso nacional de redação (me classifiquei em 3° lugar nacional na categoria mirim), quando estava na 6ª série.

A Andrea Parise se destaca com qualidade de ensino na região, tanto que muitos alunos de Porto Mauá se matriculam nela, mesmo tendo escolas lá. E uma prova disso é a notícia do destaque de um aluno da escola na Olimpíada Brasileira de Matemática. Pra quem quiser conferir, está no site do Jornal Noroeste de Santa Rosa.

Acredito que a população do Rio Grande do Sul deve fazer algo, e rápido para acabar com essa destruição do nosso sistema educacional que já foi tido como exemplo no país e hoje, com algumas exceções, está entre os piores. Também gostaria que os meus conterrâneos se mobilizassem para garantir a funcionalidade da escola que hoje passa por fechamento de turmas da pré-escola e ainda não conta com um laboratório de informática e tantos outros equipamentos essenciais para o ensino e a vida na atualidade.

Com fé... com coragem... e com reconhecimento como o de hoje, espero que a escola esteja sempre, por muitos e muitos anos, promovendo educação de qualidade na região de Cinqüentenário.

0 comentários:

Olhos atentos