quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mesmo com dificuldade se consegue bom resultados

A educação no estado está caótica. Disso todo mundo sabe. As escolas do interior são as mais prejudicadas, pois a população rural vem diminuindo ano após ano.

Eu vim do interior de Tuparendi, um vilarejo chamado Cinqüentanário. Colonizado por italianos, com forte fervor católico, uma igreja imponente, onde todas as relações sociais se estabelecem à partir do convívio na comunidade cristã. Se analisada a funda, bem como o desejado pela Teologia da Libertação, as Comunidades Eclesias de Base.

No entanto, volto ao assunto, a escola da comunidade. A única desse distrito, já que as menores, que pertenciam ao município, já foram fechadas. E pelo que me parece está não demorará muito. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Andrea Parise, foi a minha referência cultural na infância. Não apenas de conhecimento, mas foi lá que peguei o gosto pelo teatro, pela dança, fui incentivado a escrita, incentivado a participar de festivais de poesias e até mesmo participei de um concurso nacional de redação (me classifiquei em 3° lugar nacional na categoria mirim), quando estava na 6ª série.

A Andrea Parise se destaca com qualidade de ensino na região, tanto que muitos alunos de Porto Mauá se matriculam nela, mesmo tendo escolas lá. E uma prova disso é a notícia do destaque de um aluno da escola na Olimpíada Brasileira de Matemática. Pra quem quiser conferir, está no site do Jornal Noroeste de Santa Rosa.

Acredito que a população do Rio Grande do Sul deve fazer algo, e rápido para acabar com essa destruição do nosso sistema educacional que já foi tido como exemplo no país e hoje, com algumas exceções, está entre os piores. Também gostaria que os meus conterrâneos se mobilizassem para garantir a funcionalidade da escola que hoje passa por fechamento de turmas da pré-escola e ainda não conta com um laboratório de informática e tantos outros equipamentos essenciais para o ensino e a vida na atualidade.

Com fé... com coragem... e com reconhecimento como o de hoje, espero que a escola esteja sempre, por muitos e muitos anos, promovendo educação de qualidade na região de Cinqüentenário.

sábado, 24 de maio de 2008

Um perfil

O santa-mariense de coração e um dos ícones da cultura local, Athos Miralha da Cunha, concedeu entrevista a este futuro jornalista que vos fala... Dêem uma olhada. A matéria está na Agência Central Sul.

Um abraço

sexta-feira, 23 de maio de 2008

O 'absurdo "cristão"' contra a Parada Gay/SP

Olhem só o absurdo... No próximo domingo, dia 25 de maio de 2008, acontece a Parada Gay, na Paulista. Hoje é considerada, entre outras coisas, o maior evento turístico da maior cidade do país. E ainda dizem que os gays são más... hahahah

Acontece que tem gente que não suporta a idéia de os gays se mostrarem. Provalvemente porque tem um gay na família que escondem de todas as formas possíveis. Uma atitude dessas é inaceitável; mas eles afirmam que ser gay é inaceitável. A Liga Cristã Mundial, elaborou um requimento para coibir a realização da Parada Gay deste ano, ameaçando a justiça e os gays, que se não for aceito esse requerimento, eles farão justiça a própios punhos.

Santa Inquisição em pleno 2008. Que nada. Acredito que devemos fazer mais e mais paradas mundo afora... O mundo precisa mudar... as pessoas precisam aceitar... e era isso. Os comentários dessa notícia no Mix Brasil são peculiares, pois pode haver gente que não goste: tudo bem; mas daí proibir uma manifestação cultural: ahh, isso é covardia.

E para as beatas que afirmam que os gays abduzirão as crianças; pensem em quem tem feito isso nas últimas décadas? Me desculpe, foi a própria Igreja.

Não podemos só falar de coisas ruins, não é mesmo. Tem o site da diversidade cristã. Vale a pena dar uma olhada. A Igreja precisa entender que somos um grande 'filão' de mercado... ahhhhhahhh!

Grande abraço

terça-feira, 13 de maio de 2008

Deve ser enfrentado

Eu fico chocado.... E isso não é novidade pra ninguém. Não eu estar chocado, mas as pessoas sofrerem de câncer.

Este final de semana, fui visitar a minha família, interior dos interiores do estado, como podem ser no meu perfil. De uns anos para cá, a doença está aparecendo em vizinhos, amigos, parentes e familiares. O pessoal do interior está apavorado. Mas eu estou mais. Sabem por quê? A minha família tem um histórico da doença bem agunstiante. O primeiro caso, foi da minha avó materna que faleceu há 15 anos atrás de um câncer no fígado. Já perdi outros familiares por causa do 'maldito' e outros que sobrevivem com sua companhia.

Mas ignorar. Isso acho que é a pior atitude. Me revolto, de ver as famílias de pacientes dignosticados que preferem dizer que seus familiares estão em quadro de depressão profunda... e que por isso estão daquele jeito. Não sou especialista em saúde e nem quero ser. Mas esconder o câncer. Será que é uma doença como Aids.? Que os gays passam?

Deixem de besteiras.... O câncer é uma doença comum hoje. As pessoas querendo ou não. Dêem uma olhado no site do INCA, os que se interessam. E os que tem problema de dizer esta palavra... Ahhh.... Por favor, câncer é uma realidade, e precisamos saber lidar com ela...

Abraços....
Desabafo Julio Marin

Olhos atentos